sábado, 20 de março de 2010

Os Hambúrgueres Galardão

Flora tentava se esconder.

Claro, dentro de um supermercado, às quatro horas da tarde, é uma tarefa difícil; e caso alguém perguntasse, de modo algum admitiria que não queria ser vista. mas era verdade. ao entrar em um corredor chocando-se com sua vizinha, porém, percebeu que não tivera muito sucesso em seu objetivo.

Elas se entreolharam com olhares surpresos e, involuntariamente, o olhar de ambas percorreu o trajeto rosto-sacola-rosto – e ambas notaram: as duas sacolas continham os famigerados Hambúrgueres Galardão que, segundo o jornal da segunda-feira, continham entre seus ingredientes uma modesta, porém impactante quantidade de serragem! Ainda assim, os Hambúrgueres Galardão guardavam uma característica que os colocavam em grande vantagem em relação a seus concorrentes: custavam apenas quinze centavos por unidade.

Um e cinquenta, incrivelmente, comprava 10 Hambúrgueres – que além de tudo, tinham um gostinho diferente que ninguém sabia exatamente como definir, mas já marcava um outro diferencial dos fabulosos Hambúrgueres Galardão, que há tempos, eram os mais vendidos. Depois da descoberta de que serragem fazia parte dos ingredientes daqueles incríveis hambúrgueres, “Eu”, todos disseram, “nunca mais volto a comprar Hambúrgueres Galardão!”, e talvez o pretendessem, se sentissem enganados ou algo do tipo.

Mas Flora, voltando da faculdade, à noite e com fome, não conseguiu segurar a lembrança do sabor dos Hambúrgueres Galardão. Contou as moedas que recebera de troco da menina do xérox, e descobriu que, com aqueles poucos trocados que não se dera ao trabalho de guardar na carteira, poderia comprar quatro hambúrgueres! “A serragem...”, disse a si mesma, mas não se ouviu; afinal, os Hambúrgueres Galardão eram quinze centavos!

Atravessou o corredor do supermercado com um certo ânimo, mas conforme se aproximava da seção dos congelados, hesitou; “O que alguém pensaria”, pensou, “ao me ver carregando Hambúrgueres Galardão? Que prefiro comer serragem a gastar um pouco mais? Que não me importo com minha saúde? Que minhas mãos não se abrem nem pra abanar frango? Como evitar que me vejam assim?”; com isso em mente, aproximou-se, o mais sorrateira de que era capaz, do local onde, ela já sabia de cor, ficavam os Hambúrgueres Galardão. agiu como se procurasse outra coisa; rodeou e ricocheteou para, depois do que parecia um grande sucesso, se surpreender com o aparecimento de sua vizinha!

Ela, porém, também carregava os Hambúrgueres Galardão – e ela tinha filhos, o que era pior. Como cúmplices, caminharam juntas e silenciosas até os caixas, onde Flora mal podia esperar para deixar as moedas que já, impaciente, carregava nas mãos desde que pegara os hambúrgueres.

Foi então que o fenômeno que mais surpreendeu às duas mulheres aconteceu: todos os cinco clientes que estavam nos caixas do supermercado tinham, entre os itens que compravam, os inesperados Hambúrgueres Galardão! Por um breve momento, os outros olharam para as recém-chegadas – e desviaram os olhos, tão rápido quanto haviam olhado.

Aliviados, e ainda mais embaraçados, todos se retiraram, vítimas de um acontecimento que seria futuramente, até mesmo alvo de estudos: os Hambúrgueres Galardão ainda eram os mais vendidos!

Nenhum comentário: